Hoje podemos definir
Política, alem de ciência do governo dos povos e seu direcionamento, tanto nas
ordens social, econômico e fiscal, em formas de como os homens se relacionam
entre si. Incluído neste universo temos a Política Educacional, que trata as ações
governamentais na realidade escolar, direcionando os recursos que lhe cabem,
teoricamente elaborando estudos com finalidades distintas, entre elas a procura
por problemas e a busca por soluções. É um ramo intermediário entre Pedagogia e
Ciência Política que também analisa as normas reguladoras entre Estado e
educação em si.
Há um dinamismo muito
grande na forma como se enxerga o cotidiano e as necessidades das pessoas.
Devido à isso a Política e seu estudo não são praticas estagnadas, muito pelo
contrario possuem um grande dinamismo. O problema é que, infelizmente estamos
há muito tempo sendo geridos por pessoas interessadas apenas no lado material e
financeiro que a Política possa gerar. O dinamismo que ela exige não é
acompanhado pelos responsáveis pela boa condução exigida pelos problemas que
surgem. A falta de conhecimento técnico torna mecânica e ultrapassada a
condução política de assuntos importantes no país.
Com base nestes parâmetros
listados, vemos a necessidade constante de investigação, auditorias e analises
. A clareza dos métodos de investigação são de suma importância, para se evitar
que interesses escusos usem tais métodos como forma de validar as falcatruas
incrustadas nas entranhas das políticas existentes, dando falso atestado de
legitimidade à essas ações criminosas que constantemente se apresentam.
Política Educacional, tal qual a Política em
si, também tem seu dinamismo e não pode ser objeto de estudo de forma estática.
Modos e métodos introduzidos pelos jesuítas foram importantes na sua época,
hoje estão ultrapassados. Houve época no Brasil que se estimulou o estudo
particular, devido a enorme falta de estrutura publica para oferecer o ensino.
De uns tempos pra cá houve uma mudança com a criação de escolas técnicas
estaduais e federais. A Política Educacional anda conforme a necessidade da
sociedade exige que ela ande.
Concluindo vemos que
teoricamente temos meios e condições de levar a serio a Política Publica de
Educação, mas infelizmente a burocracia, a falta de competência de gestores, a
corrupção desenfreada, e a completa falta de valorização do setor afunda cada
vez mais o sistema educacional brasileiro. Recentemente vimos que o Poder
Judiciário aprovou o “Bolsa Moradia” aos juizes brasileiros, inclusive aos que
tem casa própria, enquanto a Educação jazida em condições físicas sofríveis. O
professor hoje precisa ter um curso superior, com carga horária equivalente há
muitos outros cursos e tem uma política de salários vergonhosa se comparando a
esses outros profissionais formados da mesma maneira. Por quê¿ O governo fala
em construir creches, mas não visa a educação infantil, visa um deposito para
que as mães deixem seus filhos e possam trabalhar, com a conseqüência de
aumentar a arrecadação de impostos. Vivemos num país dominado por mentiras e
roubos, somos feitos de bobos, muitos aplaudem isso contribuindo ao caminho
rumo a mediocridade.
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