Muito de fala da qualidade de ensino, mas pouco se discute
em como a aumentar efetivamente sem falar naqueles que acham que ela tem um nível
considerado bom.
O segmento empresarial pode até achar que vai bem, quando se
contenta com um ensino que prepara o aluno apenas ao mercado de trabalho, o
prepara para a produtividade e competitividade, diferente da abordagem
sociocritica que visa a educação na perspectivida social e política, tenda a
visão da formação de boas pessoas tendo por conseqüência a formação de bons
cidadãos.
Há uma barreira grande a se vencer, pois é cada vez maior a
recusa pelos jovens em procurar a formula convencional de aprendizagem através
do esforço, estudo e sacrifício. Existe também a dificuldade dos professores em
conseguir motivá-los, além de tentar conter atos de violência e indisciplina.
A maioria das medidas adotadas pelo governo são evasivas e
eleitoreiras, tentando colocar, e conseguindo, muitas vezes na cabeça da
população que estamos no caminho certo e que o que é oferecido é suficiente.
A política social hoje transforma a escola em um lugar de
acolhimento social, e muitas vezes perde o foco do seu verdadeiro objetivo, que
é ensinar e formar as crianças para um desenvolvimento pessoal, cientifico e
social no grupo ao qual pertencem.
Em outro extremo, alheio à essas políticas, se encontra a
classe rica, que faz questão de que suas crianças desenvolvam essas atividades,
e ainda incentivam essa política assistencialista do governo, afinal serão
menos pessoas à concorrer às melhores escolas e melhores empregos.
A escola tradicional está atrasada demais, presa a conteúdos
antiquados em livros antiquados. Seria necessário uma mudança radical na
perspectiva da escola, e também na
maneira de enxergar seu aluno. Tem que se levar em conta toda a historia da
criança, suas diferenças culturais e sociais, alem é claro da sua formação psicológica.
A escola precisa cada vez mais valorizar tudo isso e também
humanizar cada vez mais a relação professor-aluno além de incentivar a convivência
entre as diferentes crenças, ideologias, e opções de gênero.
A democracia só chegará ao ensino brasileiro quando o
governo prover as necessidades da escola com instrumentos modernos de
aprendizagem, qualificação, capacitação, valorização dos docentes e,
principalmente, políticas que acompanhem o aluno fora da sala de aula, lhe
oferecendo apoio psicológico, social e de saúde. O Bolsa-familia é um
retrocesso que condena à miséria a classe mais pobre do país, os mesmos
recursos SE FOSSEM bem aplicados em situações acima seriam muito mais efetivos
no bem estar das famílias mais pobres.
Em um primeiro momento o básico do ensino não poderia ser
ignorado como é hoje. O domínio da leitura, da escrita correta, do calculo matemático,
e de noções básicas de saúde e higiene deveriam ser prioridade absoluta e
jamais as crianças poderiam progredir no ensino sem total domínio dessas
praticas.
A desvalorização continua de nossos professores e
escolas, vem degradando em altíssima velocidade nosso ensino, nos tornando uma
nação sem cultura e sem conhecimento, fazendo com que nosso povo se contente com
as migalhas que lhe sobram através de ajudas assistencialistas e seja
facilmente manipulado por governos corruptos que os enganam fazendo parecer que
está tudo bem
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