Pesquise no blog digitando o termo da sua busca

domingo, 2 de novembro de 2014

Pensando sobre a lei de cotas



A legislação brasileira diz que todos somos iguais perante às leis, portanto temos os mesmos direitos e deveres, mas com o tempo vimos que não é bem assim. Com o passar dos tempos vimos que alguns grupos esquecidos informalmente precisavam de um apoio diferenciado para se enquadrar entre os “iguais perante a lei”, são eles os negros, os índios, os mais pobres e os portadores de necessidades especiais. Com a implantação das políticas de ações afirmativas, surgiu o sistema de cotas, que é um inicio para correção das distorções da oferta do ensino superior brasileiro.
O governo brasileiro, e porque não dizer o povo em geral, estavam conformados com a situação precária da educação brasileira, onde o ensino de qualidade era ministrado apenas aos jovens de classe econômica superior, restando aos mais pobres se contentarem com escolas e faculdades de níveis muito mais baixos. Com a estabilização econômica e com o conseqüente crescimento, abriu-se um novo horizonte tanto aos governantes, como à sociedade em si e boas iniciativas deram inicio às Políticas de Ações Afirmativas. A implantação do sistema de cotas foi duramente criticada pois reduzia a oferta de vagas aos mais ricos nas melhores universidades. Foi um caminho sem volta que deu inicio, finalmente, à verdadeira chance de  inclusão das classes mencionadas acima. Depois vieram novas ações como o ENEM, que democratizou a oferta de vagas na maioria das Universidades Publicas e o PROUNI que encaminha os demais estudantes, que não são absorvidos pelo ensino publico, ao setor privado através de bolsas de estudo.
Com o ingresso dos cotistas no ensino superior, começaram a surgir obstáculos que, necessariamente, necessitavam da participação efetiva dos docentes para suas transposições. Os professores precisaram aprender a lidar com uma diversidade até então não vista ainda nas salas de aula das universidades. Grupos oriundos das cotas, em um primeiro momento, foram classificados como “mais fracos” ou “incapazes” de acompanhar o ritmo dos alunos não cotistas, mas esse pré-conceito logo foi derrubado pelos fatos, que mostraram que isso na verdade não ocorria.
O simples fato da existência de cota pra o ingresso no ensino superior, não é a garantia de que haverá a inclusão social buscada. O aluno precisa estar minimamente preparado para ingressar nas universidades e faculdades e precisa de condições econômicas para se manter. Muitos se formam com níveis baixíssimos e tem plena consciência de que dificilmente estarão aptos a acompanhar o conteúdo universitário. Vemos também que sobram muitas vagas nas entidades particulares, mesmo com o oferecimento do PROUNI, devido à distancia onde moram os alunos e a faculdade à qual passaram via ENEM, onde a situação econômica, como já foi mencionado, acaba fazendo o aluno desistir.

Não há como negar que as Políticas de Avanço Afirmativas foram um enorme passo que demos rumo à democratização do ensino, mas precisamos de muito mais. Só com um serio plano de investimentos no ensino fundamental e médio, visando o aumento significativo da qualidade do ensino ofertado nas escolas publicas, contribuirá verdadeiramente para que o aluno das classes citadas acima possam concorrer em pé de igualdade com os alunos mais ricos, talvez até dispensando o uso das cotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário