Pesquise no blog digitando o termo da sua busca

sábado, 27 de setembro de 2014

Pensando sobre a evolução pedagógica.

“O homem é a única criatura que precisa ser educada”

Como o homem faz questão de seguir os caminhos errados.

O processo pedagógico até certo ponto sempre evoluiu. Rousseu nos deu a primeira luz quando disse que nossas crianças não são adultos em miniatura, quando nos mostrou que devemos ver a “alma” das pessoas, incitá-las ao pensamento constante, a não aceitar as coisas “mastigadas”, à procurar-mos questionar aquilo que não concordamos. Lock continuou, dizendo que o indivíduo não nasce bom ou ruim, mas seu caráter é moldado pelo seu ambiente....Então conhecemos Kant em sua espetacular obra sobre a pedagogia, sobre como as coisas estão em nossos olhos e não enxergamos, como as coisas se tornariam simples se o progresso pedagógico tivesse evoluído na ordem natural que caminhava. Dizer simplesmente que “o homem é a única criatura que precisa ser educada” é muito vago diante da obra apresentada por Kant. O homem precisaria ser educado constantemente, em todo momento...mas algo deu errado.
A nossa sociedade se perdeu em determinado momento da história, o capitalismo e a democracia foram usados como pretexto para o retrocesso da capacidade do ser humano em se relacionar. Vemos na obra de Kant que ele insistentemente diz que nossas crianças precisam ser orientadas e disciplinadas, vemos que ele tenta esclarecer como a educação religiosa deveria ser passada às crianças, orienta os pais na melhor formação para se preparar  à educar as crianças... Por que insistimos em fazer tudo errado? O mundo busca a democracia plena, mas não se esforça em ensinar o ser humano à lidar com emblemas simples tais quais a educação dentro de casa. Os valores morais estão deturpados, as crianças estão sendo erotizadas ao extremo, totalmente contrario ao que foi ensinado por Rousseau e Kant, sem falar no tal estado laico, onde o legislador se esqueceu que o povo não o é, muito pelo contrario.
Resta aos que pleiteiam e aos que já estão na área da educação, buscar uma forma de combater tudo isso. Pode parecer utopia mas não podemos nos dar por vencidos, devemos manter a esperança e ser luz na vida de alguns fazendo com que o legado seja passado adiante, como ensinou Kant, buscando inverter a curva no gráfico da qualidade cultural da nossa população, tentando mudar a tendência para cima novamente.
Não está tudo perdido basta olharmos nações como Coréia e Japão, que mantém seus princípios culturais, investem na formação educacional, moral e ética e dão exemplo à todos nós de que o caminho certo é o que eles escolheram para levar suas sociedades.
Por que então fazemos questão de seguir os caminhos errados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário