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terça-feira, 23 de setembro de 2014

pensando sobre filosofia e educação

A filosofia é a educação. A necessidade de questionar, de não aceitar o inexplicável, de transmitir cultura querer ensinar,  fazem do homem  um philos sophio, ou, amigo do conhecimento.
A forma de educar e transmitir o conhecimento foram mudando conforme o mundo foi mudando. O aperfeiçoamento à maneira de educar forçou mudanças no decorrer da história, que  passou de busca, à necessidade.
Enquanto o homem filosofou sobre a educação e sobre sua existência, vemos que houve evolução cultural e social do meio em que viveu, enquanto por outro lado, quando aceitou teorias místicas e ideias sem comprovação ou simplesmente se acomodou, houve estagnação do desenvolvimento.
Na Grécia antiga, surgiram os filósofos tal qual conhecemos hoje. Sócrates, Platão, Aristóteles, que, entre outros foram responsáveis por popularizar a necessidade de questionar e valorizar a busca da verdade.
“A verdadeira educação vem de dentro”, como dizia Sócrates. O homem precisa pensar, precisa saber tomar as decisões, saber ponderar e decidir por si.
Aristóteles quando disse “ Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade” expressa bem a magnitude da nossa necessidade. A busca da verdade.
Platão é considerado, além de filósofo, também o primeiro pedagogo devido à concepção do sistema de educação que desenvolveu, com ênfase na ética e na politica.
Nas tantas mudanças que a pedagogia sofreu, John Locke disse “ homens são bons ou maus, uteis ou inúteis, devido à sua educação”. Jean Jaques Rousseau completa dizendo  que “todo homem nasce bom”  e nos  mostra que devemos abordar o indivíduo através do seu íntimo. Ambos nos mostram que o que molda o caráter da pessoa é o ambiente social e sua educação, com isso vemos a necessidade de estudar a sociologia da pessoa, além da transmissão de conhecimento e os valores morais.
Mais contemporaneamente temos o nosso Paulo Freira, considerado o maior educador e filósofo brasileiro, que mostrou que a pedagogia deve ter como foco o ser humano e sua capacidade de raciocinar. A abolição de chavões e métodos pré-estabelecidos, o foco no individuo, na sua característica e de sua sociedade.  Disse “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”  Hoje a pedagogia, principalmente com o advento da internet e toda sua gama de oferta de fontes de pesquisa e estudo, caminha para o ideal traçado por Freire.

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