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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pensando em como ensinar o aluno do novo milenio


Muitos desafios são encontrados para a real compreensão social e histórica do processo de desenvolvimento humano de crianças e adolescentes e o primeiro a ser vencido é a falta de clareza dos determinantes sociais, faltam estudos aprofundados que indiquem com clareza dados relevantes para melhor compreensão de quem são nossas crianças, quais suas reais necessidades e por conseqüência direcionamentos equivocados de recursos e material humano. Temos também a falta de estudo psíquico e antropológico, não temos dados precisos sobre problemas comportamentais e suas causas por exemplo. As faltas de tempo e de condições para trabalhar, com calendários mal feitos agravam por demasia toda essa situação. Mesmo assim, devemos tentar, em nosso ambiente, superar a falta destes dados, torná-los uma meta a alcançar, obter pelo menos em nosso grupo, sala de aula ou meio social que vivemos, dados mais precisos e relevantes. A coleta de dados elaborada com precisão, nos leva às respostas que podem direcionar todo um trabalho, recursos e material humano.
É imprescindível saber em qual ambiente vivem nossas crianças, a situação das suas famílias, suas situações econômicas buscando o direcionamento correto em cada caso, sem generalizar. Cada criança e adolescente tem sua própria historia de vida, que deve ser respeitada e entendida. Importantíssimo também entender o rendimento das crianças e adolescentes, seu histórico escolar, saber o porquê de tal aproveitamento, se é o caso de um estudo psíquico ou psicológico mais aprofundado. A criança deve ter um senso critico, podendo formar sua própria opinião sem aceitar tudo como sendo verdade absoluta. Tudo isso porém só surte efeito verdadeiramente em grande escala, se possuírmos os dados precisos e atualizados. 
Precisamos entender a escola em si analisando sua concepção, formação e seu resultado final, Demeval Saviani, chama de pedagogia histórico-critica o conhecimento da historia da educação, desde sua concepção, como ela se manifestou durante o tempo, como evoluiu, o que se buscou, quais métodos foram usados, quais deram certo, quais foram equivocados. Assim como precisamos entender as crianças da sala de aula, precisamos entender o que já foi feito de certo e errado no decorrer da historia pedagogica para fazermos as devidas correções, buscando sempre a melhoria na qualidade do ensino.
O conhecimento daquilo que somos, o que fomos e o planejamento daquilo  que queremos ser parece utópico mas é possível de se alcançar. Sabemos que no passado o bulling, por exemplo, era uma pratica aceitável em ambiente escolar, assim como as discriminações. O estudo da historia da escola e do ensino nos direcionam a tentarmos não cometermos mais os erros do passado. Aos poucos os indivíduos vão entendendo o valor dos Direitos Humanos e a escola é seu principal canal propagador. Cabe ao educador transmitir os valores, coibir os excessos, mediar conflitos... o poder publico precisa fazer sua parte, auxiliando da melhor maneira possível, dando suporte assistencial, psicológico e material, senão tudo isso será uma grande utopia, um sonho distante de ações que poderiam evitar que nosso país estivesse destinado a pobreza e ao atraso.

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