Pesquise no blog digitando o termo da sua busca

sábado, 4 de outubro de 2014

Pensando sobre a democracia no Brasil

Hoje infelizmente vivemos uma falsa democracia no Brasil. A democracia exige alternância de poder, com os três poderes da republicas independentes entre si, com suas devidas autonomias.
Não é o que vivemos aqui. Num passado não muito distante tivemos a chance de mudar nosso regime de governo para o Parlamentarismo, que eu considero o mais democrático dos sistemas de governo, pois o Chefe de Estado não é eleito diretamente pelo povo, evitando assim todas as maracutaias e mentiras que vemos nas eleições tais quais essas de 2014.
O Chefe de Estado é o Primeiro Ministro, que praticamente tem as funções do Presidente, com uma diferença... ele precisa da aprovação do plenário para aprovar seus atos e projetos, não podendo tomar decisões sozinho ao bel prazer.
O Parlamento, este sim, é votado diretamente para o povo, fazendo com que sua eleição tenha real importância totalmente ao contrario das votações para deputados como temos hoje. O cidadão precisa votar com inteligência, afinal seu representante que escolhera o primeiro ministro, ou quem sabe seja ele o próprio.
O Primeiro Ministro tem uma arma importante em suas mãos, em uma crise como a do mensalão por exemplo, ele poderia dissolver o parlamento e convocar novas eleições para sua renovação, podendo então entregar os acusados à justiça comum. Pode acontecer o contrario também, com o impeachment do Primeiro Ministro, caso o parlamento entenda que ele não executa suas funções a contendo ou caso se meta em alguma tramóia inconveniente ao seu cargo.
É claro que a opinião publica tem relevância absoluta nestes casos afinal quem não iria cobrar seu parlamentar sobre suas posições?
Eu mesmo sempre fui eleitor de Eduardo Suplicy, mas não posso votar de novo em quem votou contra a maioridade penal com 16 anos.
Pense bem, o PT controla o Poder Executivo com a Presidência da Republica, alem do Distrito Federal, do Estado do Rio de Janeiro e da Cidade de São Paulo. Controla o Poder Legislativo, com a Presidência e maioria tanto no Senado e na Câmara Federal (ainda assim surgem denuncias de compra de voto como o mensalão e o petrolão), controla o Poder Judiciário (indicou a maioria dos Ministros do Supremo e em 2015 indicará mais cinco). Controla a politica econômica, sendo radicalmente contra a autonomia do Banco Central. Isto não é democracia... alguns dirão que o Estado de São Paulo é governado pelo PSDB há vinte anos, o que é errado também, mas este fato nos comprova que o Estado de São Paulo é o que nos resta na jazida oposição que temos hoje em dia.

Infelizmente quando temos a chance de renovar nosso país, escolhemos sempre a mudança votando sempre nos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário